Nos últimos anos, muitas indústrias se beneficiaram do processo de Vacuum Forming. Isso porque, com ele, conseguem fabricar componentes técnicos que não exigem alto nível de qualidade com baixo custo de investimento. Suas etapas de produção também são muito simples e podem ser feitas sem muito esforço humano, o que agiliza o ciclo de produção.
Em seguida, vamos orientá-lo nas etapas de fabricação envolvidas no processo de Vacuum Forming para que você possa entender exatamente como ele funciona. Seguir:
Antes de mais nada, é importante lembrar que o processo de Vacuum Forming só pode ser feito com a utilização de determinadas máquinas, que realizam todas as etapas da produção sem exigir muito esforço humano. Uma empresa nunca deve usar uma máquina de fabricação própria, feita em casa, pois pode causar erros, reduzir a qualidade das peças a serem produzidas e, principalmente, causar acidentes graves.
O primeiro passo é colocar o molde na Máquina Formadora a Vácuo. É muito importante que este molde seja produzido por uma empresa especializada em Vacuum Forming, a fim de atender as especificações exatas do projeto e garantir a qualidade das peças a serem produzidas. Como não exigem um alto nível de qualidade, cada molde pode ser usado centenas ou milhares de vezes.
O próximo passo é colocar uma folha de plástico (geralmente poliestireno de alta densidade) na Máquina Formadora a Vácuo. O tamanho da folha depende da peça a ser produzida. Quanto mais apertado, maior sua resistência. Tanto folhas pintadas quanto transparentes podem ser usadas. Estes últimos são utilizados em embalagens, incluindo brinquedos, produtos alimentícios, cosméticos, etc.
Uma vez colocada no lugar, a folha de plástico é aquecida com uma máquina Vacuum Forming. O tempo de aquecimento pode variar dependendo do tipo de plástico e da potência da máquina. Mas, geralmente, o aquecimento não leva mais de dez minutos. Após o aquecimento, a folha plástica deixa de parecer dura e torna-se macia e flexível, pronta para ser inserida no molde e formar a peça.
Uma vez que a folha de plástico está pronta, a máquina ‘solta’ o molde sobre ela. Imediatamente depois disso, o vácuo é aplicado. À medida que o ar sai da máquina, a folha assume a forma exata do molde. Este processo de aplicação de vácuo é feito em poucos segundos. Depois disso, o plástico precisa ficar na máquina por um tempo para atingir a área de tratamento e recuperar sua aparência sólida.
Depois de passar algum tempo na máquina e atingir um nível mínimo de cicatrização, o plástico moldado é removido pelo responsável. O processo de aspiração termina nesta fase. Mas o plástico moldado pode precisar ser cortado se parte da folha não for utilizada, ou desenho detalhado, dependendo das necessidades do projeto. Após todos esses procedimentos, a peça estará pronta para uso.
É importante lembrar que, embora as peças produzidas pelo processo Vacuum Forming não exijam um alto nível de qualidade, todas as etapas devem ser realizadas com muito cuidado. Se houver defeitos, a qualidade das peças será reduzida e haverá perdas financeiras. É por isso que muitas empresas preferem terceirizar a fabricação de suas peças para especialistas em Vacuum Forming, como a Sercel.