O processo de laminação da fibra de vidro é considerado um dos primeiros passos para aprender um laminador ou um construtor que utiliza esse material em seu processo. A laminação é considerada a base do conhecimento para processos complexos utilizando fibra de vidro, e um bom entendimento dos possíveis erros que podem ser cometidos com um molde de laminação é importante para quem trabalha com materiais e moldes.
Quando se fala em fibra de vidro, pode-se referir tanto à fibra quanto ao compósito de fibra de vidro. Alguns dos cuidados que devem ser tomados com o molde neste processo estão primeiramente relacionados ao monitoramento de sujeiras e resíduos que permanecem no molde quando o processo anterior de extermínio é feito, além de utilizar os produtos necessários para que o processo ocorra. Lugar, colocar. de forma satisfatória.
O consenso na fabricação de peças com fibra de vidro é que quase sempre o bom resultado da peça depende da qualidade do molde. Este, por sua vez, deve sua prioridade ao uso de um modelo que produza de forma confiável medições verdadeiras do episódio alvo.
No molde de laminação, ocorrerá a primeira etapa do processo de fabricação da peça. Primeiro, antes de iniciar o processo de laminação propriamente dito, a forma deve ser preparada. Corrigir a forma, garantir que ela esteja em boas condições é importante para a qualidade da peça, pois se esse cuidado inicial não for tomado, mais horas serão gastas no final no acabamento da peça produzida, bem como recursos de tempo. Os custos financeiros não serão necessários para produzir uma peça de fibra de vidro.
Após garantir a qualidade do polimento no molde, este deve ser devidamente preparado para receber o material. A limpeza e remoção do material residual do processo de produção final é muito importante na moldagem por laminação.
A limpeza correta, que retira todos os resíduos da laminação anterior, é muito importante para que o padrão de qualidade da peça seja produzido por aquele molde de laminação. Além da limpeza adequada do molde, a remoção da sujeira também deve ser considerada, pois a sujeira pode afetar todo o projeto, tanto nos aspectos físicos quanto nas propriedades estruturais da peça produzida pelo processo de laminação.
Depois de se preocupar com o próprio molde de laminação, é importante determinar o estágio de uso do agente desmoldante.
O desmoldante é o que vai ajudar o laminador na hora de retirar a peça do molde utilizada para laminação. Existem vários tipos deste material, cada um com uma característica específica e é utilizado em diferentes situações. O tipo de pasta de cera mais comum e amplamente utilizado. Além dos agentes de remoção de cera adesiva, também usamos agentes de remoção de cera permanentes.
O que é importante notar é que mesmo quando alguns desmoldantes prometem apenas até 20 desmoldantes nas primeiras aplicações, é importante ficar atento ao flange, usando uma camada de desmoldante entre as etapas de desmoldagem.
Mesmo tomando todos esses cuidados com os moldes de laminação, os próprios moldes se desgastam com o tempo. O ponto que deve ser considerado na preservação deste fungo é a sua utilização em local apropriado, respeitando as normas e instruções de uso.
No entanto, haverá um certo limite de tempo para usar este espelho e para sua construção, você precisa de um resistente a mofo. A qualidade do contra-molde deve permitir a fabricação de moldes de laminação sem exigir custos muito elevados para o cliente final.
O cuidado com o molde de laminação é importante em todas as etapas do processo de fabricação de peças em fibra de vidro. Como mencionado, a qualidade das peças é diretamente afetada pelo molde e o monitoramento e manutenção necessários para esta peça é importante para toda empresa.