Fiberglass

Peças de fibra de vidro: como funciona o reparo?

A fibra de vidro é um material considerado reforçado, amplamente utilizado nas mais diversas aplicações devido às suas características, como alta resistência mecânica e alta resistência à corrosão, durabilidade e pelo fato de manter suas propriedades mecânicas ao longo do tempo. Além de suas propriedades, sua relação custo-benefício é considerada excelente em uma ampla variedade de aplicações, tanto para produtos industriais quanto para usuários finais.

 

No entanto, os produtos produzidos pela indústria de fibra de vidro também são propensos a quebras, arranhões, abrasões e falhas muito diferentes que ocorrem todos os dias durante seu uso. Um de seus pontos fortes, que incentiva seu uso, é o reparo de produtos feitos de fibra de vidro, desde que sejam tomados os devidos cuidados e medidas de segurança para que o reparo das peças de fibra de vidro seja da mais alta qualidade.

 

O processo de reparação de peças de fibra de vidro

Reparar peças de fibra de vidro é um processo que, apesar de ser considerado simples, exige atenção e cuidado de quem faz esse tipo de serviço. Antes de preparar a resina a ser aplicada nas peças de fibra de vidro, a peça em si deve ser preparada primeiro, com a retirada de qualquer parte danificada ou até que o contorno da peça seja devidamente reduzido para facilitar a aderência ao novo material instalado.

 

A área também pode precisar de algum tipo de acabamento mais fino, como lixar para finalizar a remoção do material antigo e danificado para que não toque na nova resina a ser instalada. Diluente ou acetona podem ser necessários nesta fase, dependendo da condição da peça danificada a ser reparada.

 

Após o preparo das peças de fibra de vidro, a atenção se volta para a própria resina a ser utilizada. Aqui deve-se notar que a estabilidade da resina é um fator importante a ser considerado, pois pode ser viscosa, impedindo ou impedindo o processo de destruição da preparação de peças de fibra de vidro.

 

Após preparar a peça e a resina a ser utilizada no processo de laminação, o técnico que realizará o serviço aplicará essa resina previamente preparada na área afetada pela falha. É importante que a pessoa que realiza este serviço aplique a resina para forçar sua penetração na peça, cuidando das bolhas que aparecem no movimento direto. Uma manta ou pano é utilizado nesta etapa do processo, para manter o tamanho da peça de fibra de vidro que está sendo reparada.

Tome cuidado após o processo de reparo de peças de fibra de vidro

Alguns cuidados devem ser enfatizados após o processo de acabamento e preparação das peças de fibra de vidro. Como a indústria de fibra de vidro é uma indústria crescente e criativa, a atenção aos detalhes é muito importante em qualquer trabalho que utilize este material.

 

O ponto importante após o processo de reparo em si é a última parte da peça. Lixar o produto final para remover eventuais imperfeições da superfície é muito importante para que o resultado final seja o mais próximo possível da condição em que estava antes da falha.

 

A verificação das curvaturas e detalhes da superfície da primeira peça é muito importante para a qualidade do trabalho final, pois a preservação desses detalhes do processo de laminação feito para preparar as peças de fibra de vidro mantém a qualidade e o padrão da primeira peça no fim. o produto.

 

A forma original das peças é o ponto principal de qualquer processo de reparo, por isso uma dica importante é moldar a forma com materiais resistentes a essas características.

 

A fibra de vidro é um material que pode ser amplamente utilizado no desenvolvimento de uma grande variedade de componentes e produtos. Além das características do material adequado ao seu uso, sua reparabilidade é muito importante, desde que sejam tomados os devidos cuidados e seguidos os passos do processo.